• Juliana

Horário das refeições e ganho de peso

Updated: Apr 8

Um estudo recentemente publicado avaliou o gasto energético de indivíduos através de um exame chamado calorimetria indireta.

Os participantes foram divididos em dois grupos, um grupo recebeu três refeições no dia (café da manhã, almoço e jantar) e outro grupo também recebeu três refeições, porém ao invés do café da manhã, recebeu uma ceia à noite.


O café da manhã e a ceia eram compostos por alimentos com características parecidas, inclusive com o mesmo valor calórico, a única diferença era, obviamente, o horário servido, um às 8h da manhã e o outro às 22h.


Como resultado, foi observado, que os indivíduos que não tomavam café da manhã, e realizavam a ceia apresentavam um gasto energético MENOR em comparação ao outro grupo. Desta forma, esta redução do gasto energético poderia influenciar no ganho de peso.


⚠️Atenção para este período de quarentena, quem estiver acordando e dormindo mais tarde, não realizando o café da manhã e comendo mais antes de dormir, pode acabar evoluindo com ganho de peso, simplesmente pelo fato de influenciar o metabolismo.

📝Por isso, a disciplina e organização com os horários das suas refeições é muito importante, especialmente neste momento.


Fonte: PLOS Biology |https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3000622


5 views0 comments