• Juliana

Dieta low carb e mortalidade!


Um estudo recentemente publicado, que avaliou 24.852 participantes, com idade média de 48 anos, por 12 anos, mostrou uma relação entre mortalidade e ingestão de carboidratos.

Foram registradas 3432 mortes, sendo 827 por câncer, 709 por doença coronariana e 228 por doença cerebrovascular. Na análise da alimentação destes indivíduos, observou-se uma ingestão menor de carboidratos. Mesmo com ajustes estatísticos, manteve-se uma associação positiva entre dieta com baixo teor de carboidratos e mortalidade geral.

Também foi analisado a relação entre mortalidade e dieta com baixo teor de carboidratos entre indivíduos obesos e não obesos e a associação foi maior em indivíduos não obesos.

Os autores justificaram que dietas com baixo teor de carboidratos, podem ter como característica, baixo ingestão de frutas e fibras e alto ingestão de alimentos de origem animal, fonte gorduras saturadas.

Em conclusão, foi sugerido que há uma associação potencialmente desfavorável entre dieta com baixo teor de carboidratos e mortalidade.

Dada a natureza do estudo, a causalidade não pode ser provada, no entanto, mais estudos são necessários para estender esses importantes achados, que, se confirmados, podem sugerir a necessidade de repensar as recomendações de dieta com baixo teor de carboidratos na prática clínica.

Fonte: Mazidi M, et al. Lower carbohydrate diets and all-cause and cause-specific mortality: a population-based cohort study and pooling of prospective studies. Eur Heart J. 2019 Apr 19.



35 views0 comments

Recent Posts

See All