• Juliana

Suco de laranja pode auxiliar na perda de peso!

Updated: Nov 13, 2018

Muito se diz que o consumo de suco de laranja está relacionado ao ganho de peso e efeitos adversos à saúde, devido a sua quantidade calórica e seu teor de açúcar, no entanto, os estudos não mostram aumento do risco de sobrepeso ou obesidade com o consumo deste suco.


Um estudo publicado na revista científica Nutrition teve como objetivo verificar se a combinação de dieta com baixo teor de calorias + suco de laranja contribuem para a perda de peso e melhora nos resultados dos exames em pessoas obesas.


Os participantes foram distribuídos em 2 grupos: um grupo recebeu uma dieta com baixo teor de calorias que continha, dentre os alimentos, 500ml de suco de laranja e o outro grupo recebeu apenas uma dieta com baixo teor de calorias, ambos foram avaliados durante 12 semanas.

Em relação à composição corporal, ambos os grupos apresentaram redução do peso, do percentual de gordura e da circunferência da cintura. Porém, em relação aos exames laboratoriais, o grupo que recebeu o suco de laranja apresentou uma redução maior do colesterol LDL (colesterol ruim), HOMA-IR (índice que avalia se a pessoa tem chances de desenvolver Diabetes) e PCR (proteína que aumenta nos casos de processo inflamatório e normalmente está aumentada nas pessoas obesas). Essa melhora pode ter ocorrido, devido à ação dos micronutrientes, antioxidantes e fibras contido na fruta.


Vale ressaltar, que esta não é a dieta do suco de laranja!!

Este estudo mostra que devemos desmistificar a ideia que o suco de laranja traz malefícios à saúde. E que uma alimentação equilibrada e de boa qualidade não só ajuda na redução do peso, como também na saúde no geral.

Lembrando, que para os diabéticos as recomendações de controle do consumo de frutas e sucos permanece!


Fonte: Carolina Ribeiro M.S., Grace Dourado Ph.D., Thais Cesar Ph.D. Orange juice allied to a reduced-calorie diet results in weight loss and ameliorates obesity-related biomarkers: A randomized controlled trial. Nutrition 38 (2017) 13–19



70 views0 comments

Recent Posts

See All